23 de mai de 2012

RONDÔNIA SERÁ ENREDO DE ESCOLA DE SAMBA PAULISTA NO CARNAVAL 2013






A escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi, sexta  colocada no Carnaval de 2012 já tem tema para o próximo Carnaval.


Com desenvolvimento do carnavalesco Wagner Santos, a agremiação da Cantareira buscará o seu primeiro título do grupo especial com mais um tema que irá destacar a história, curiosidades e riquezas de uma região.
Desde 2009 a entidade comandada por Hussein Abdo El Selam, o Sr.Jamil, aposta neste formato de enredos. Continente, cidades e estados foram temáticas dos últimos Carnavais da agremiação que conquistou o vice-campeonato em 2011 ao prestar homenagem a região nordeste do Brasil.
Com o título "Das Trevas a Luz, o Renascimento da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Rondônia, a Nova Locomotiva do Brasil", tema irá retratar a história da energia do norte do país.
A ferrovia do Madeira Mamoré, a imigração, marcos históricos, bioma do Pantanal e cultura do estado de Rondônia ganharão formas, cores e samba-enredo na apresentação da Tucuruvi no sambódromo do Anhembi.
A diversidade cultural de Rondônia, terceiro estado mais populoso e o mais denso da região Norte, sendo o vigésimo terceiro mais populoso do Brasil, é facilmente percebida através de seu calendário de festas, em que destaca-se o bloco carnavalesco Banda do Vai Quem Quer, fundada no ano de 1981 por Manoel Mendonça, o Manelão, e que reúne mais de cem mil pessoas nas ruas da capital durante os festejos de Carnaval.
Outra festa de grande importância que poderá compor o enredo é o Arraial Flor do Maracujá, realizado a mais de trinta anos na cidade de Porto Velho durante as festas juninas e que representa a força da cultura nordestina na Capital do Estado, sendo também o segundo maior arraial do Brasil.
Não será a primeira vez que o estado de Rondônia receberá menção honrosa no Carnaval. Em 1997, a Acadêmicos do Grande Rio levou para a Sapucaí o tema "Madeira-Mamoré, a Volta dos que não Foram lá no Guaporé". Com assinatura do carnavalesco Alexandre Louzada, a tricolor de Caxias ficou na décima colocação na classificação final.
O anúncio do enredo da Tucuruvi foi feito via internet através da página oficial da escola no site de relacionamentos Facebook. Será o quarto trabalho consecutivo desenvolvido por Wagner Santos.
Breve a diretoria da agremiação que tem como símbolo o "gafanhoto" deverá informar mais detalhes sobre a abordagem do enredo e próximas etapas dos trabalhos de preparação do desfile.
Além de divulgar o título oficial do enredo, a Acadêmicos do Tucuruvi divulgou um link com um vídeo alusivo ao tema.

Fonte: SRZD

Nenhum comentário: