27 de mai. de 2012

Arte deve cair no Enem 2012.

Arte deve cair no Enem 2012


A Universia Brasil fez uma triagem nas provas passadas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), de 1998 a 2011. O resultado: arte cai e cairá no Enem. É possível garantir estas questões. Veja como!



Todos sabemos que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem mudado. Desde de 2009, matérias que antes não constavam começaram a aparecer nas provas. Uma delas é arte. Sabendo que este assunto estava em alta no exame, criamos o projeto Um Pouco de Arte para sua Vida. Ou seja: uma dose pequena de arte para você a cada dia do ano. Além disso, fizemos um mapeamento de todas as questões do Enem sobre arte que caíram desde 1998 e 2011. O resultado é que um leitor da Universia Brasil pode tirar de letra todas estas questões no exame de 2012.


De 1998 a 2009, os alunos enfrentaram questões sobre Van GoghGuernica (célebre quadro do pintor espanhol Pablo Picasso), Tarsila do AmaralCândido Portinari e Anita Malfatti.

Em 2010, caíram Andy WarholLeonardo da VinciPablo PicassoSalvador DalíMonet, e Anita Malfatti, representante do Modernismo.

Em 2011, constaram Arte UrbanaArte Pré-HistóricaArte Conceitual e o famoso quadro de Pablo Picasso, Guernica. Como sempre, estamos lado a lado com o vestibular e Enem disponibilizando conteúdos que sejam úteis na hora de fazer as provas.

O que impede de as questões de 2012 serem de algum clássico já exposto na nossa iniciativa?Nada. Portanto, lembre-se; só em 2010, houve quatro questões sobre relacionadas às artes visuais. Quatro questões podem colocar você na frente de milhares de outros candidatos. Fique ligado na nossa iniciativa e nos outros wiki-conteúdos que disponibilizaremos aqui. Não deixe esta chance passar!


10 temas que podem cair na redação do Enem 2012



Confira a seguir os possíveis assuntos que podem aparecer na proposta de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano



Crédito: Shutterstock.com
Para garantir uma boa nota na redação do Enem, a dica é ficar ligado nas questões de atualidades que acontecem no Brasil e no mundo

redação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)  é uma parte importante da prova. Os pontos que ela fornece podem ser decisivos na hora da aprovação do candidato nas instituições de ensino País, que de alguma forma usam a nota obtida no exame.


Para que você direcione melhor seus estudos para o Enem de 2012, alguns possíveis temas foram selecionados pela professora Cida Custódio, do cursinho Objetivo Paulista, de São Paulo, para facilitar o desenvolvimento do seu texto na hora da prova.

É importante estar por dentro de como a proposta de redação do exame é elaborada e quais são os possíveis desenvolvimentos que ela pode apresentar. De acordo com a professora, os temas propostos pela banca estão relacionados com o universo jovem e, geralmente, os estudantes se sentem mais a vontade para escrever sobre tais temas. "O Enem não espera uma abordagem profunda. Não vale perder tempo com grandes reflexões. Analise o tema e faça uma boa redação", aconselha.

Para garantir uma boa nota na redação do Enem, a dica é ficar ligado nas questões de atualidades que acontecem no Brasil e no mundo. Ter noção sobre o tema é importante para que o candidato saiba se posicionar e ajuda na argumentação.

Outra dica é ler com frequência para aumentar o repertório cultural e dar mais consistência ao texto. Além disso, treinar a escrita e levar os textos para que um profissional avalie também são essenciais. "Para fazer uma boa redação o aluno deve estar atualizado e bem informado. Antes de começar a escrever leia com muita atenção o tema proposto e os textos que são fornecidos", alerta a professora.

Para facilitar a sua preparação ao exame, confira a seguir os 10 temas que podem cair na prova de redação do Enem 2012:

Tema redação Enem 2012: As Questões Ambientais
Tema redação Enem 2012: Bullying
Tema redação Enem 2012: Violência nas Escolas
Tema redação Enem 2012: A Violência no Trânsito
Tema redação Enem 2012: Participação Política
Tema redação Enem 2012: Álcool X Trânsito
Tema redação Enem 2012: Desarmamento
Tema redação Enem 2012: Desigualdade Social
Tema redação Enem 2012: Esporte como fator de inclusão social
Tema redação Enem 2012: Comportamento jovem nas mídias sociais

Edital do Enem 2012 é divulgado; inscrições começam na segunda


 


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou na edição desta sexta-feira (25)  do "Diário Oficial da União" o edital com as regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 (veja o arquivo em pdf). O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro.
Segundo o Inep, órgão que é vinculado ao MEC e responsável pela realização do exame, a expectativa é que 6 milhões de pessoas se inscrevam para fazer o Enem 2012. Veja abaixo as principais regras sobre a próxima edição do exame:

CRONOGRAMA DO ENEM 2012
Início das inscrições28/05 (10h)
Término das inscrições15/06 (23h59)
Pagamento das incriçõesAté 20/06
Taxa de inscriçãoR$ 35
Data das provas03/11 (13h - 17h30):
- ciências humanas
- ciências da natureza
04/11 (13h - 18h30):
- linguagens
- matemática
- redação
Divulgação do gabarito07/11
Resultado individual28/12
Fonte: Inep


Inscrição
As inscrições para o Enem serão abertas às 10h desta segunda-feira (28) e poderão ser feitas até as 23h59 do dia 15 de junho no site do Enem. O valor da taxa de inscrição será de R$ 35. Ela poderá ser paga via boleto até 20 de junho. No ato de inscrição é emitida uma guia para ser paga em uma agência bancária até o dia 20 de junho.
A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2012 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declaram membros de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, deverá apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção.
No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. O Inep oferece provas diferenciadas, intérpretes e salas de aula e mobiliários acessíveis. Estudantes que estão internados e recebem aulas dentro do hospital poderão realizar a prova no próprio hospital, desde que indiquem a necessidade na inscrição.
Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.
O edital indica ainda que cabe ao candidato verificar no sistema do Inep se a inscrição foi concluída com sucesso. Que não for isento deverá acompanhar a confirmação do pagamento da taxa. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha. Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os alunos melhores classificados no Enem para vagas em universidades públicas cadastradas
Também será usado nos programas de bolsa de estudos (Prouni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação, como o Ciência sem Fronteiras. O Comprovante da Inscrição estará disponível no http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao, site ainda fora do ar.
ÁREAS DO CONHECIMENTO
Ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia
Ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia
Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação
Matemática e suas tecnologias: matemática

As provas
O Enem será realizado nos dias 3 e 4 de novembro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio(veja ao lado).
Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.
As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No dia 3 de novembro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 4 serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.
ENEM (Foto: BDBR)
Seis milhões de candidatos devem fazer as provas do Enem em novembro deste ano (Foto: BDBR)
O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.


Conferência dos dados
Antes de iniciar as provas, de acordo com o edital, o candidato deverá verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão-resposta e contém qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões. O estudante deverá ler e conferir todas as informações registradas no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na lista de presença e demais documentos do exame.
Se notar alguma coisa errada, o candidato deverá imediatamente comunicar ao aplicador de sua sala para que ele tome as providências cabíveis no momento da aplicação da prova.
Segundo o edital, a capa do caderno de questões possui informações sobre a cor do mesmo e uma frase em destaque, e caberá obrigatoriamente ao candidato marcar nos cartões-resposta, a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões; transcrever nos cartões-resposta a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. As respostas das provas objetivas e o texto da redação do deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, nos respectivos cartões-resposta e folha de redação, que deverão ser entregues ao aplicador ao terminar o exame.
O que não pode
O edital proíbe ao candidato, sob pena de eliminação, falar com outros candidatos, usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.
Todos os pertences que não sejam a caneta azul de material transparente e o documento de identificação deverão ser guardados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da carteira do candidato e só poderá ser reaberto após a saída dele da sala de prova.

VEJA AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO
Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Fonte: Inep


A redação
O sistema de correção do Enem sofreu mudanças em 2012. A partir deste ano, a redação será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco notas, que avaliam competências específicas do candidato.
A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 200 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passará por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de "recurso de oficio".
Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.
Será atribuída nota zero à redação: que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; sem texto escrito na folha de redação, que será considerada "em branco"; com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "texto insuficiente"; linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "anulada".


Os resultados
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.
O Inep diz que a utilização dos resultados individuais do Enem para fins de certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do órgão, mas das entidades às quais os dados serão informados pelo candidato.
O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos candidatos. De acordo com a portaria publicada no "Diário Oficial", a inscrição do participante implica a aceitação das disposições, diretrizes e procedimentos para a edição do Enem contidas no edital. Para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, que incluam privação de liberdade, haverá um edital para o processo de inscrição específico.

Fonte:  G1





23 de mai. de 2012

Fotos do movimento Pró -Transposição.











Fonte: Rondoniaagora.










BR 364 fechada por uma hora em 7 locais




          Mais de dois mil servidores públicos estaduais de várias categorias participaram do ato público que fechou a BR 364 por uma hora em sete pontos do Estado de Rondônia na manhã desta quarta-feira, dia 23/05.
A manifestação foi um protesto dos servidores para cobrar do governo federal a publicação da Instrução Normativa que vai definir a transposição de servidores estaduais contratados até 1991 para a folha da União.
O ato público com fechamento da BR 364 aconteceu simultaneamente às 10 horas da manhã nas cidades de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena.
Em Porto Velho os servidores se concentraram às 8 hora da manhã na Praça das Três Caixas D’Água, de onde foram transportados em aproximadamente 20 ônibus para a BR 364, na saída para Cuiabá.
No local foram instalados faixas e cartazes que cobravam do governo providências para iniciar a transposição. Com o auxílio de um carro de som, líderes de todas as categorias de servidores se manifestaram a favor da transposição.
O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, destacou que há quase um ano a presidente Dilma Roussef esteve em Porto Velho, quando assinou o Decreto de regulamentação da Emenda Constitucional nº 60. “Na oportunidade a própria Presidenta disse que era preciso fazer justiça com o povo de Rondônia, e que em 60 dias todos que se enquadrassem naquele decreto estariam no quadro federal. Já se passou quase um ano e a transposição não se concretizou. Isso é um absurdo, uma desrespeito ao povo de Rondônia, um descaso para com os servidores”, denunciou Manoel.
Segundo ele, se até o fim desta semana a Instrução Normativa não for publicada, na próxima semana uma caravana de servidores seguirá para Brasília, com a finalidade de acampar no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional ou no Ministério do Planejamento.
Na sexta-feira, dia 25, os presidentes e diretores dos sindicatos de servidores voltam a se reunir para definir as estratégias da caravana, e organizar a estrutura necessária para o acampamento em Brasília.

Autor: Assessoria


RONDÔNIA SERÁ ENREDO DE ESCOLA DE SAMBA PAULISTA NO CARNAVAL 2013






A escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi, sexta  colocada no Carnaval de 2012 já tem tema para o próximo Carnaval.


Com desenvolvimento do carnavalesco Wagner Santos, a agremiação da Cantareira buscará o seu primeiro título do grupo especial com mais um tema que irá destacar a história, curiosidades e riquezas de uma região.
Desde 2009 a entidade comandada por Hussein Abdo El Selam, o Sr.Jamil, aposta neste formato de enredos. Continente, cidades e estados foram temáticas dos últimos Carnavais da agremiação que conquistou o vice-campeonato em 2011 ao prestar homenagem a região nordeste do Brasil.
Com o título "Das Trevas a Luz, o Renascimento da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Rondônia, a Nova Locomotiva do Brasil", tema irá retratar a história da energia do norte do país.
A ferrovia do Madeira Mamoré, a imigração, marcos históricos, bioma do Pantanal e cultura do estado de Rondônia ganharão formas, cores e samba-enredo na apresentação da Tucuruvi no sambódromo do Anhembi.
A diversidade cultural de Rondônia, terceiro estado mais populoso e o mais denso da região Norte, sendo o vigésimo terceiro mais populoso do Brasil, é facilmente percebida através de seu calendário de festas, em que destaca-se o bloco carnavalesco Banda do Vai Quem Quer, fundada no ano de 1981 por Manoel Mendonça, o Manelão, e que reúne mais de cem mil pessoas nas ruas da capital durante os festejos de Carnaval.
Outra festa de grande importância que poderá compor o enredo é o Arraial Flor do Maracujá, realizado a mais de trinta anos na cidade de Porto Velho durante as festas juninas e que representa a força da cultura nordestina na Capital do Estado, sendo também o segundo maior arraial do Brasil.
Não será a primeira vez que o estado de Rondônia receberá menção honrosa no Carnaval. Em 1997, a Acadêmicos do Grande Rio levou para a Sapucaí o tema "Madeira-Mamoré, a Volta dos que não Foram lá no Guaporé". Com assinatura do carnavalesco Alexandre Louzada, a tricolor de Caxias ficou na décima colocação na classificação final.
O anúncio do enredo da Tucuruvi foi feito via internet através da página oficial da escola no site de relacionamentos Facebook. Será o quarto trabalho consecutivo desenvolvido por Wagner Santos.
Breve a diretoria da agremiação que tem como símbolo o "gafanhoto" deverá informar mais detalhes sobre a abordagem do enredo e próximas etapas dos trabalhos de preparação do desfile.
Além de divulgar o título oficial do enredo, a Acadêmicos do Tucuruvi divulgou um link com um vídeo alusivo ao tema.

Fonte: SRZD

Xuxa Depoimento completo para - Fantástico 20/05/12

terça-feira, 22 de maio de 2012 GABRIELA É LANÇADA EM SALVADOR COM A PRESENÇA DO ELENCO PRINCIPAL DA NOVELA



 2012 é o ano de Jorge Amado. O escritor baiano, que faleceu em agosto de 2001, terá seu nome citado e festejado em uma agenda cultural extensa. Tudo isso porque, neste ano, o escritor faria 100 anos. O escritor de clássicos como "Capitães da areia", "Gabriela, Cravo e Canela", "Dona Flor e seus dois maridos" e "Tieta do Agreste" comemoraria seu centenário neste ano.  Em comemoração ao centenário do escritor Jorge Amado, a Rede Globo prepara uma produção inspirada na obra "Gabriela, Cravo e Canela”, um dos maiores clássicos do autor. Escrita por Walcyr Carrasco, Gabriela tem direção de núcleo de Roberto Talma e direção geral de Mauro Mendonça Filho. Terá como protagonista a atriz Juliana Paes.

Gabriela Cravo e Canela

Modernismo de segunda fase. Gabriela Cravo e Canela é dividido em duas partes, que são em si divididas em outras duas. A história começa em 1925, na cidade de Ilhéus. A primeira parte é Um Brasileiro das Arábias e sua primeira divisão é O langor de Ofenísia. Vai centrando-se a história nesta parte em dois personagens: Mundinho Falcão e Nacib. Mundinho é um jovem carioca que emigrou para Ilhéus e lá enriqueceu como exportador e planeja acelerar o desenvolvimento da cidade, melhorar os portos e derrubar Bastos, o inepto governante. Nacib é um sírio ("turco é a mãe!") dono do bar Vesúvio, que se vê em meio a uma grande tragédia pessoal: a cozinheira de seu partiu para ir morar com o filho e ele precisa entregar um jantar para 30 pessoas em comemoração a inauguração de uma linha automotiva regular para a cidade de Itabuna.
A segunda parte chama-se propriamente Gabriela Cravo e Canela e sua primeira parte, o capítulo terceiro, chama-se O segredo de Malvina, terceiro capítulo, passa-se cerca de três meses após o fim do outro capítulo, e três problemas existem: o caso Malvina-Josué-Glória-Rômulo, as complicações políticas e os ciúmes de Nacib. Vamos pela ordem. Josué era admirador de Malvina, filha de um coronel com espírito livre. Esta começa a namorar Rômulo, um engenheiro chamado por Mundinho Falcão para estudar o caso da barra (que impedia que navios grandes atracassem no porto de Ilhéus). Josué se desaponta e se interessa por Glória, amante de um outro coronel. Rômulo foge após um escândalo feito pelo machista (tão machista quanto o resto da sociedade ilheense) pai de Malvina, Malvina faz planos de se libertar e Josué começa um caso em segredo com Glória. Na política, acirra-se a disputa por votos ao ponto do coronel Bastos mandar queimar toda uma tiragem do jornal de Mundinho.

 Centenário de Jorge Amado

A série de comemorações do centenário de Jorge Amado começou em agosto de 2011 e irá se estender pelo ano de 2012. Para organizar os acontecimentos desse ano tão importante para a literatura brasileira, foi formada uma comissão especial. Todos os projetos aprovados irão receber o selo do centenário criado pelo Máquina Estúdio.

Entre as festividades que percorrem o Brasil, estão: o filme Capitães da Areia, da cineasta e neta do escritor Cecília Amado, que estreou nos cinemas de todo o país; a peça Dona Flor e seus dois maridos, que entra em cartaz no Rio de Janeiro; e a editora Companhia das Letras lança uma caixa que reúne os quatro livros das mulheres de Jorge, além de preparar uma programação com edições especiais, como o livro inédito de cartas que Jorge trocou com Zélia enquanto estava no exílio. Em Salvador, Jorge Amado será tema do carnaval de 2012 no famoso circuito Barra-Ondina. E a escola Imperatriz Leopoldinense também homenageia o escritor com o samba-enredo baseado em suas obras.



16 de mai. de 2012

As Vanguardas Europeias - Poemas e Telas


FUTURISMO: Lançado por Marinetti no manifesto “Le Futurisme”, 1909.
Surge entre o Simbolismo e a 1ª Guerra Mundial.
Exalta a vida moderna.
Culto da máquina e da velocidade.
Destruição do passado e do academicismo
Liberdade de expressão.

Poema futurista

Ode triunfal
      Álvaro de Campos
      À dolorosa luz das grandes lâmpadas eléctricas da fábrica
      Tenho febre e escrevo.
      Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto,
      Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos.
      Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r-r eterno!
      Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria!
      Em fúria fora e dentro de mim,
      Por todos os meus nervos dissecados fora,
      Por todas as papilas fora de tudo com que eu [sinto!
      Tenho os lábios secos, ó grandes ruídos [modernos,
      De vos ouvir demasiadamente de perto,
      E arde-me a cabeça de vos querer cantar com um excesso
      De expressão de todas as minhas sensações,
      Com um excesso contemporâneo de vós, ó máquinas! 




                                           CUBISMO

                                                                                       Fábrica em Horta de Ebro (1909)Picasso 
 Decomposição da realidade em figuras geométricas.
Manifesta-se a partir de 1917, na literatura.
Seu divulgador foi Appolinaire.
Decomposição da imagem em diferentes planos.
Desintegração da realidade gerando uma poesia ausente de lógica.
Linguagem caótica.

Poema Cubista
Poema de Sete Faces Carlos Drummond de Andrade
     
      Quando nasci, um anjo torto
      desses que vivem na sombra
      disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
    
                As casas espiam os homens
      que correm atrás de mulheres.
      A tarde talvez fosse azul,
      não houvesse tantos desejos.
     
               O bonde passa cheio de pernas:
      pernas brancas pretas amarelas.
      Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.

EXPRESSIONISMO:

            Noite Estrelada (1889)van Gogh        A Boba, 1915/ 1916  Anita Malfatti
 Paralelo ao Futurismo e Cubismo.
Surge em 1910 pela revista “Der Sturn”.
A arte brota da vida interior; do íntimo do ser.
A obscuridade do ser é transportada para a expressão.
As telas retratam o patético, os vícios, os horrores, a guerra.
Protesta contra a violência e usa cores explosivas.
Reflete a crise de consciência gerada pela guerra.

POEMA EXPRESSIONISTA

A noite – Augusto dos Anjos


A nebulosidade ameaçadora 
Tolda o éter, mancha a gleba, agride os rios 
E urde amplas teias de carvões sombrios 
No ar que álacre e radiante, há instantes, fora. 


A água transubstancia-se. A onda estoura 

Na negridão do oceano e entre os navios 
Troa bárbara zoada de ais bravios, 
Extraordinariamente atordoadora. 

A custódia do anímico registro 
A planetária escuridão se anexa... 
Somente, iguais a espiões que acordam cedo, 

Ficam brilhando com fulgor sinistro 
Dentro da treva omnimoda e complexa 
Os olhos fundos dos que estão com medo.



                                                                 DADAÍSMO: 
 

Surge em 1916, em Zurique.
Promove certo terrorismo cultural.
Contraria todos os valores vigentes até então.
Valoriza o niilismo (descrença absoluta)
Mundo ilógico.
Cultua a realidade mágica da infância.
Seu principal divulgador foi Tristan Tzara.

 Poema dadaísta
Pegue um jornal.
      Pegue a tesoura.
      Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.
      Recorte o artigo.
      Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco.
      Agite suavemente.
      Tire em seguida cada pedaço um após o outro.
      Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco.
      O poema se parecerá com você.
      E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público. (Tristan Tzara)


SURREALISMO

                                   Metamorfose de Narciso - 1937- Dali

Surge em 1924 com o Manifesto Surrealista de André Breton.
Propõe que o homem se liberte da razão, da crítica, da lógica.
Adere à filosofia de Sigmund Freud.
Expressa o interior humano investigando o inconsciente.

Poema Surrealista

                                        As realidades                                              
      Era uma vez uma realidade
      com suas ovelhas de lã real
      a filha do rei passou por ali
      E as ovelhas baliam que linda que está
      a re a re a realidade.
      Na noite era uma vez
      uma realidade que sofria de insônia
      Então chegava a madrinha fada
      e realmente levava-a pela mão
      a re a re a realidade.

No trono havia uma vez
      um velho rei que se aborrecia
      e pela noite perdia o seu manto
      e por rainha puseram-lhe ao lado
      a re a re a realidade.
      CAUDA: dade dade a reali
      dade dade a realidade
      A real a real
      idade idade dá a reali
      ali
      a re a realidade
      era uma vez a REALIDADE. (Louis Aragon)


Fonte: imagens da internet







10 de mai. de 2012

TRANSPOSIÇÃO - Sintero lança “Dia Estadual de Paralisação” do serviço público e de manifestações na BR 364.


Dia 23 de maio será o “dia estadual de paralisação do serviço público em Rondônia e dia de protestos pela transposição”. A campanha foi lançada nesta semana pelo Sintero para exigir do governo federal a imediata publicação da instrução normativa e o início da transferência dos servidores para a folha da União.

A mobilização, que teve início no Sintero, já conta com o apoio do Sinsepol, do Sindsaúde e de outros sindicatos. Os sindicatos estão fazendo uma convocação geral para que os servidores públicos estaduais paralisem todas as atividades no dia 23 de maio, e participem dos atos de protesto que estão sendo organizados em todos os municípios.

Além da paralisação do serviço público nos vários setores do governo estadual, os servidores estão sendo convocados para manifestações públicas em vários pontos da BR 364, de Vilhena a Porto Velho.

Para a realização dos atos de protesto, os municípios mais centrais da BR 364 receberão caravanas dos municípios menores.

De acordo com o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, os servidores já esperaram demais pelo cumprimento da Emenda Constitucional nº 60, da Lei 12.249 e do Decreto 7.714, que garante aos servidores contratados até 1991 o direito.

Manoel adiantou que se as manifestações do dia 23 não derem o resultado esperado, o Sintero vai organizar caravanas a Brasília no período de 28 a 30 de maio com servidores preparados para montar acampamentos em frente ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Ministério do Planejamento.

O sindicalista também destacou que, embora o ato tenha sido uma iniciativa do Sintero junto com o Sinsepol e Sindsaúde, serão convocados os servidores de todas as secretarias. Para isso o Sintero já está mantendo contato com os sindicatos dessas categorias e já iniciou uma campanha estadual com 5 mil cartazes.

Para o presidente do Sintero, não há motivo nem sentido em tanta demora na publicação da Instrução Normativa e na transferência dos servidores para a União. “Os servidores já tiveram paciência demais. Não podemos ficar à mercê da boa vontade de Brasília. Vamos mostrar a força do povo de Rondônia e exigir o cumprimento da Constituição Federal e da Lei”, finalizou.