29 de out. de 2012

Dia Nacional do Livro: 29 de outubro



Você sabe por que comemoramos o dia Nacional do Livro no dia 29 de outubro? Por que foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO. 
 O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga.
 A ORIGEM DO LIVRO
          Os textos mais antigos foram orações budistas feitas no Japão no ano de 770. Mas desde o século II, a China já sabia fabricar papel, tinta e imprimir usando mármore entalhado. Foi então, na China que apareceu o primeiro livro, no ano de 868.
          Na Idade Média, livros feitos à mão eram produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para copiar os textos religiosos em latim. Um livro pequeno levava meses para ficar pronto.
          Só no ano de 1456, foi publicado o primeiro livro impresso em série: conhecida como "Bíblia de Gutemberg , a obra tinha 642 páginas e 200 exemplares.
          Gutemberg criou a prensa tipográfica e é considerado o criador da imprensa de série. Essa tecnologia sobreviveu até o século XIX com poucas mudanças.
          A invenção de Gutemberg marcou a passagem do Mundo Medieval para a Idade Moderna: era de divulgação do conhecimento.

Nenhum comentário: