5 de out de 2012

Dia Mundial do Professor (5 de outubro)





Celebra-se anualmente, no dia 5 de outubro, o Dia Mundial dos Professores. Instituído desde 1994 conjuntamente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), pretende homenagear a profissão docente e apoiar professores e educadores nos seus esforços de capacitação das gerações para um futuro pessoal e coletivamente digno e sustentável.
O lema deste ano Take a stand for teachers! – "Agir pelos Professores!" – pretende chamar atenção para as crescentes dificuldades de exercício profissional encontradas pelos docentes e coincidirá com a 11.ª sessão do Comité de Peritos da OIT/UNESCO sobre a Aplicação das Recomendações relativas ao Pessoal Docente (CEART), que acontecerá entre 8-12 de outubro. Nas palavras do secretário-geral, Fred van Leeuwen, "só com solida formação, profissionalmente qualificados e motivados, a trabalhar em ambientes solidários e com recursos adequados, os professores poderão proporcionar uma educação de qualidade a jovens e adultos"

Mensagem conjunta para o Dia Mundial do Professor (5 de outubro)

Por Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO; Anthony Lake, diretor executivo do UNICEF; Helen Clark, administradora do PNUD; Guy Ryder, diretor-geral da OIT; e Fred van Leeuwen, secretário-geral do Education International.

Mensagem dos dirigentes da UNESCO, do PNUD, do UNICEF, da OIT e do Education International por ocasião do Dia Mundial do Professor, 5 de outubro de 2012
Neste Dia Mundial do Professor, posicionamo-nos em favor dos professores. Professores são a base de boas escolas e boas escolas são os pilares de comunidades sadias e democráticas.
Professores são a chave para alcançar os objetivos de Educação para Todos.
Estima-se que 1,7 milhão de novas vagas para professores são necessárias para alcançar os objetivos de Educação Primária Universal até 2015. Enquanto recrutamos novos professores, devemos continuar a melhorar a qualidade do ensino e do aprendizado. Exortamos os governos a dar acesso aos professores a oportunidades de capacitação e desenvolvimento profissional baseados em qualificações adequadas. Atrair professores comprometidos e diversificados requer ambientes que valorizem a autonomia profissional e a igualdade.
Os professores devem receber apoio ao cumprir com suas responsabilidades quanto aos alunos e suas vozes devem ser ouvidas por líderes de escolas, sistemas educacionais e autoridades públicas. Os salários devem ser determinados de maneira justa e objetiva, além de ser condizentes com a importância da profissão, além das qualificações e responsabilidades individuais dos professores.
Os professores, por sua vez, devem ser responsáveis para com os estudantes e a comunidade. O ofício do ensino deve incluir o planejamento e a implementação de códigos de conduta de professores baseados nos mais altos padrões de ética profissional, além de ser orientado pelo objetivo de ensinar todos os estudantes de maneira efetiva e igualitária. 
Este Dia Mundial do Professor é uma oportunidade de honrar os homens e mulheres que nos inspiram, desafiam e educam. Neste dia, pedimos pela criação de ambientes motivadores de ensino, capacitação adequada de professores e garantias para os direitos dos professores. Devemos quebrar o ciclo de condições profissionais decadentes para professores de maneira a melhorar a qualidade do aprendizado para todos. O mundo espera muito dos professores e eles, em troca, esperam muito de nós. Este Dia Mundial dos Professores é uma oportunidade de posicionar-se em favor de todos os professores.

Nenhum comentário: