29 de out. de 2012

Dia Nacional do Livro: 29 de outubro



Você sabe por que comemoramos o dia Nacional do Livro no dia 29 de outubro? Por que foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO. 
 O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga.
 A ORIGEM DO LIVRO
          Os textos mais antigos foram orações budistas feitas no Japão no ano de 770. Mas desde o século II, a China já sabia fabricar papel, tinta e imprimir usando mármore entalhado. Foi então, na China que apareceu o primeiro livro, no ano de 868.
          Na Idade Média, livros feitos à mão eram produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para copiar os textos religiosos em latim. Um livro pequeno levava meses para ficar pronto.
          Só no ano de 1456, foi publicado o primeiro livro impresso em série: conhecida como "Bíblia de Gutemberg , a obra tinha 642 páginas e 200 exemplares.
          Gutemberg criou a prensa tipográfica e é considerado o criador da imprensa de série. Essa tecnologia sobreviveu até o século XIX com poucas mudanças.
          A invenção de Gutemberg marcou a passagem do Mundo Medieval para a Idade Moderna: era de divulgação do conhecimento.

27 de out. de 2012

Descaso com a Educação no Maranhão

A educação não pode ser tema apenas de discursos de candidatos em campanhas eleitorais. Deve ser a prioridade dos governos em todos os níveis. Essa é a  única solução para que o Brasil seja mesmo o país do futuro.

14 de out. de 2012

“Para ensinarmos um aluno a inventar precisamos mostrar-lhe que ele já possui a capacidade de descobrir”
Gaston Bachelard

9 de out. de 2012

Avaliação!


Governo lança Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia

O Governo de Rondônia através da SEDUC realiza na terça-feira (16), o seminário de lançamento do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero).
O Saero 
É uma avaliação diagnóstica do processo ensino aprendizagem que estará acontecendo em todas as escolas da rede estadual de ensino que oferecem 2º, 5º, 6º e 9º do Ensino Fundamental e 1°, 2° e 3º Ano do Ensino Médio, além de fatores que possam ser influenciadores da aprendizagem. Foi idealizado pelo Governo da Cooperação e será realizado pela SEDUC  através da sua gerência de avaliação e estatística (GAE), por meio de convênio de cooperação técnica e financeira com a Universidade Federal de Juiz de Fora - MG. 
Senhoras e Senhores Por favor...
Engraçado isso para não dizer que é trágico. Nós professores que estamos em sala de aula, sentindo muitas vezes a angústia de nossos alunos e nos angustiando também, pois temos que avaliá-los não somos consultados para nada, Simplesmente a SEDUC gasta o dinheiro da educação com assessoria educacional de outro estado, desvalorizando os profissionais da nossa Universidade para implantar o que na prática? Nada! Apenas uma demagogia barata e perversa de uma secretaria que não conhece as reais necessidades de sua clientela no caso, os alunos e nem tão pouco a de seus professores e muito menos a realidade física em que se dá a educação em muitas escolas do estado. Ficamos a mercê de políticas demagogas feitas por engravatados de gabinete com ar condicionado, enquanto nós e nossos alunos suamos ás picas em salas quentes mal ventiladas, sem termos nenhum apoio do poder público para que possamos ter um pouco de conforto. Avaliação não inclui somente a medição de competências e habilidades dos alunos na aquisição do saber sistematizado. É necessário políticas públicas de qualidade para que então possamos cobrar essas competências e habilidades dos alunos.
Trazer pessoas de outro estado que não conhece nossa realidade educacional é uma incoerência e falta de competência para gerenciar.
Quando que essas pessoas que tem a organização da educação na mão vão pensar um pouco em que realmente faz a educação acontecer neste país? Professor não precisa de sistema de avaliação comprado a peso de ouro para saber a deficiência linguística, motora e cognitiva do seu aluno e ajudá-lo a superar essas deficiências. 
O que o professor realmente precisa é de uma sala arejada, com recursos didáticos para fazer de sua aula algo prazeroso para seus alunos. Professor precisa de espaço físico na escola para fazer seu planejamento, professor precisa de uma biblioteca bem equipada com livros atuais e não dessas quinquilharias que existem nas bibliotecas das escolas.
Professor precisa de um laboratório de informática com uma excelente conexão para levar os alunos para pesquisar sem que os computadores entrem  em colapso.
Professor precisa de um laboratório de ciências que tenha gente competente e qualificada para auxilia-lo.
E para saber de todas essas necessidades não é preciso contratar ninguém de fora para fazer assessoria para uma coisa que nós professores meros mortais fazemos todo dia. A Avaliação diagnóstica dos desconfortos dos alunos nas escolas públicas de Rondônia e do país. 
Por favor, senhoras e senhores engravatados de gabinetes vamos levar mais a sério a Educação e o profissional do magistério e parar de brincar de fazer educação de qualidade.


5 de out. de 2012

Dia Mundial do Professor (5 de outubro)





Celebra-se anualmente, no dia 5 de outubro, o Dia Mundial dos Professores. Instituído desde 1994 conjuntamente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), pretende homenagear a profissão docente e apoiar professores e educadores nos seus esforços de capacitação das gerações para um futuro pessoal e coletivamente digno e sustentável.
O lema deste ano Take a stand for teachers! – "Agir pelos Professores!" – pretende chamar atenção para as crescentes dificuldades de exercício profissional encontradas pelos docentes e coincidirá com a 11.ª sessão do Comité de Peritos da OIT/UNESCO sobre a Aplicação das Recomendações relativas ao Pessoal Docente (CEART), que acontecerá entre 8-12 de outubro. Nas palavras do secretário-geral, Fred van Leeuwen, "só com solida formação, profissionalmente qualificados e motivados, a trabalhar em ambientes solidários e com recursos adequados, os professores poderão proporcionar uma educação de qualidade a jovens e adultos"

Mensagem conjunta para o Dia Mundial do Professor (5 de outubro)

Por Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO; Anthony Lake, diretor executivo do UNICEF; Helen Clark, administradora do PNUD; Guy Ryder, diretor-geral da OIT; e Fred van Leeuwen, secretário-geral do Education International.

Mensagem dos dirigentes da UNESCO, do PNUD, do UNICEF, da OIT e do Education International por ocasião do Dia Mundial do Professor, 5 de outubro de 2012
Neste Dia Mundial do Professor, posicionamo-nos em favor dos professores. Professores são a base de boas escolas e boas escolas são os pilares de comunidades sadias e democráticas.
Professores são a chave para alcançar os objetivos de Educação para Todos.
Estima-se que 1,7 milhão de novas vagas para professores são necessárias para alcançar os objetivos de Educação Primária Universal até 2015. Enquanto recrutamos novos professores, devemos continuar a melhorar a qualidade do ensino e do aprendizado. Exortamos os governos a dar acesso aos professores a oportunidades de capacitação e desenvolvimento profissional baseados em qualificações adequadas. Atrair professores comprometidos e diversificados requer ambientes que valorizem a autonomia profissional e a igualdade.
Os professores devem receber apoio ao cumprir com suas responsabilidades quanto aos alunos e suas vozes devem ser ouvidas por líderes de escolas, sistemas educacionais e autoridades públicas. Os salários devem ser determinados de maneira justa e objetiva, além de ser condizentes com a importância da profissão, além das qualificações e responsabilidades individuais dos professores.
Os professores, por sua vez, devem ser responsáveis para com os estudantes e a comunidade. O ofício do ensino deve incluir o planejamento e a implementação de códigos de conduta de professores baseados nos mais altos padrões de ética profissional, além de ser orientado pelo objetivo de ensinar todos os estudantes de maneira efetiva e igualitária. 
Este Dia Mundial do Professor é uma oportunidade de honrar os homens e mulheres que nos inspiram, desafiam e educam. Neste dia, pedimos pela criação de ambientes motivadores de ensino, capacitação adequada de professores e garantias para os direitos dos professores. Devemos quebrar o ciclo de condições profissionais decadentes para professores de maneira a melhorar a qualidade do aprendizado para todos. O mundo espera muito dos professores e eles, em troca, esperam muito de nós. Este Dia Mundial dos Professores é uma oportunidade de posicionar-se em favor de todos os professores.