12 de ago. de 2012

11 de agosto Dia Nacional das Artes.


                                      Dia Nacional das Artes.
Comemora-se, 12 de agosto o "Dia Nacional das Artes" (Lei Federal de 1931), com o objetivo de lembrar a criação, nesta data, em 1816, pelo Rei D. João VI, da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, hoje Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.
Há 194 anos chegou ao Brasil àquela que exerceria decisiva ação no surgimento e orientação da arte brasileira: A Missão Artística Francesa de 1816; composta de pintores, escultores, arquitetos, gravadores e outros profissionais, vinham para dar um fim a uma época antididática e imprimir ao ensino artístico, realizado no Brasil, uma orientação pedagógico-metodológica.
A iniciativa partira do Ministro de Estado Antônio de Araújo de Azevedo, o conde da barca, homem muito culto e amante das artes, que havia emigrado junto com D. João VI para o Brasil em 1808.
Arte é a expressão de um povo. Tradução do pensamento de uma época. Exteriorização dos anseios humanos. A arte, por sua função pura e simples, tem seu quê de poesia e divagação.
Uma forma criativa e peculiar que o homem desenvolveu para se fazer entender, utilizando a beleza dos eufemismos e da subjetividade.
O teatro, a literatura, as artes plásticas, o cinema. Cada qual com sua importância, cada qual com suas idiossincrasias. A partir de meados da década de 90, o Brasil vem conhecendo uma extraordinária retomada de suas atividades culturais. O cinema foi a primeira área a beneficiar-se disso.
Fonte:www.recantodasletras.com.br  e  www.portalsaofrancisco.com.br

Nenhum comentário: