No dia 30 de abril de 1912, operários vindos de toda a parte do mundo, instalaram o último dormente da Madeira-Mamoré, no quilômtero 366, em Guajará-Mirim, finalizando a maior e mais epopéica obra ferroviária que a Amazônia testemunhou.
Para comemorar tão significativa data, estão programadas diversas ações neste fim de semana na Pérola do Mamoré, local onde, segundo uma lenda, foi fixado o Prego de Ouro, significando o fim da obra.
Neste sábado pela manhã a o Governo de Rondônia, através da SECEL e com apoio da Prefitura de Guajará-Mirim, realiza uma grande feira de artesanato, que se estenderá até dia 30 (segunda-feira). Na tarde do sábado, os membros da Ordem Demolay, do Capítulo Almerindo dos Santos Ribeiro, promoverão a limpeza do complexo da Estrada de Ferro (trilhos e locomotivas). No dia 30, segunda-feira, a Prefeitura de Guajará-Mirim, promove uma solenidade ecumênica em favor da história da Madeira-Mamoré, na praça da Estrada da Estrada de Ferro (dos Pioneiros). No mesmo dia e local, a SECEL traz o Projeto Parque da Música, quando acontecerão diversas apresentaçoes culturais, como dos Bois Bumbás, a partir das 19h. Na Câmara de Vereadores, a partir das 17h, a Academia Guajaramirense de Letras promove importante sarau celebrando tal data.
Convidamos a toda a população guajaramirense para prestigiar e comemorar os 100 anos de instalação do útimo dormente em Guajará-Mirim e fazer uma grande mobilização para tornar a EFMM em patrimônio da humanidade.
Fontes: Alinne Assis
http://www.aloestudantil.com.br