5 de dez. de 2014

Mohamad Gardo Baquaqua (um africano escravizado e liberto, que redigiu e publicou sua autobiografia no século XIX).(REDHIS UFPE)

Historiadores traduzem única autobiografia escrita por ex-escravo que viveu no Brasil.
Mahommah Gardo Baquaqua, nascido no Norte da África no início do século XIX, trabalhou no país antes de fugir em Nova York
por


Tolerância zero!






Fonte da imagem Google Imagens

15 sites para baixar livros gratuitamente

1. Universia – Reúne mais de 1.000 arquivos, incluindo biografias de cineastas, textos científicos sobre comunicação e clássicos da literatura universal.
2. Open Library – Projeto que pretende catalogar todos os livros publicados no mundo, já tem 1 milhão de títulos disponíveis para download. Podem ser encontrados livros em cerca idiomas.
3. Brasiliana – O site da Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza cerca de 3000 mil livros para download de forma legal. Há livros raros e documentos históricos, manuscritos e imagens.
3. Blog Midia8 – Página reúne mais de 200 links de livros sobre comunicação em português, inglês e espanhol para ler online e fazer download.
4. Casa de José de Alencar – A Biblioteca Virtual do site do pai do romance brasileiro disponibiliza para download gratuito 14 de suas obras, incluindo romances e peças de teatro.
5. Read Print – Essa espécie de livraria virtual oferece mais de 8 mil títulos em inglês para estudantes, professores e entusiastas de clássicos.
6. Biblioteca Digital de Obras Raras – O site idealizado pela Universidade de São Paulo (USP) é direcionado a pesquisadores. Oferece mais de 30 obras completas em diferentes idiomas.
7. Portal Domínio Público - Biblioteca virtual criada para divulgar clássicos da literatura mundial, oferece download gratuito de mais de 350 obras. É possível baixar 21 livros de Fernando Pessoa.
8. Saraiva – A rede de livrarias disponibilizou recentemente 148 livros para download em PDF gratuito. O leitor precisa apenas fazer um cadastro e baixar o aplicativo de leitura para ter acesso às obras.
9. Biblioteca Nacional de Portugal – Entre os destaques do portal está um site dedicado ao escritor José Saramago. Nele estão disponíveis manuscritos do autor.
10. Machado de Assis – Criado pelo MEC, o site disponibiliza a obra completa do escritor – em pdf ou html - para leitura online. Estão lá crônicas, romances, contos, poesias, peças de teatro, críticas e traduções.
11. Biblioteca Mundial Digital – Oferece milhares de documentos históricos de diferentes partes do mundo. Multilingue, o material está disponível para leitura online.
12. Dear Reader – Esse é um clube virtual que envia por e-mail trechos de livros. Após o cadastro, o usuário passa a receber  diariamente um trecho, cerca de dois a três capítulos de livros.
13. eBooks Brasil – Oferece livros eletrônicos gratuitamente em diversos formatos.
14. Projeto Gutenberg – Tem mais de 100 mil livros digitais que podem ser baixados e lidos em diferentes plataformas eletrônicas.
 15.  Unesp Aberta - Criado pela reitoria da Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita", o site disponibiliza material pedagógico gratuitamente. Desenvolvidos para os cursos da universidade, o material está aberto s para consulta em diversos formatos.
Fonte:https://catracalivre.com.br/geral/livro/indicacao/15-sites-para-baixar-livros-gratuitamente/

50 clássicos da literatura para baixar gratuitamente.

Confira a lista de importantes livros da literatura. Você pode baixar gratuitamente e ler como e quando quiser. Os links com as obras foram retirados do site Universia.
Fonte:catracalivre.com.br

7 de nov. de 2014

Novembro mês da Consciência Negra

Veja no especial multimídia como trabalhar os conteúdos da lei nº 10.639/03 em sala.
Acesse


http://revistaescola.abril.com.br/consciencia-negra/africa-brasil/

6 de nov. de 2014

PARA ENTENDER OS PORQUÊS

São quatro os porquês e podemos, para lembrar, organizá-los em duas duplas.

Uma dupla de “separados”: por que e por quê.

Uma dupla de “grudados”: porque e o porquê.

Memorizados quais são os porquês, vamos, na ordem, entender quando precisamos usar cada um deles. Comecemos do mais difícil, que nem é tão difícil, os outros são moleza.
1)      O “separado e sem acento”: por que. Ele tem três usos:

Para iniciar frase interrogativa. Sempre que estiver iniciando uma pergunta, faça com o “por que”;

Quando puder ser substituído por “por qual razão/ por qual motivo”;

Quando puder ser substituído por “pelo qual” ou suas flexões (pela qual, pelos quais, pelas quais).

2) O separado e com acento: por quê. Esse é barbadinha. Esse incide no final da frase, antes de ponto. É o porquê que todas as mães usam quando estão bravas.
Alfredo Alberto da Silva Júnior, o senhor ainda não foi para o banho por quÊÊÊÊÊ? Por quÊÊÊ?

3) O “grudado e sem acento”: porque. Esse é explicativo, é o que mais usamos. É o porquê das frases para as namoradas (tadinhos dos meninos ^^). Sempre que pudermos substituir por “pois” ou por “uma vez que”, por exemplo, é ele. Substitui, aí, para testar, na frase a seguir:
Eu ainda não havia ligado porque estava sem bateria.

4) O “grudado e com acento” vai vir sempre com o artigo. O porquê, um porquê. Ele funciona como substantivo. Ó:

Não entendo o porquê de ela ter jogado a gramática nele.
(Que exemplo revoltado…: P)

Eu também não sei, ela não me deu um porquê.

Então, era isso por hoje. Depois de entender a diferença, memorizar a imagem é o suficiente. Você nunca mais vai errar.

Fonte;http://revisaoparaque.com/blog/para-entender-os-porques/

5 de nov. de 2014

05 de novembro: Dia Nacional da Língua Portuguesa.


A CRASE ANTES DAS PALAVRAS TERRA E CASA


A CRASE ANTES DAS PALAVRAS TERRA E CASA
_________________________________________________

Não Se Acentua o [a] Antes de Terra quando esta se opõe a "bordo, chão, mar", isto é, quando designa "terra firme":
●   Logo que o navio aportou, os marinheiros descerram a terra. (firme)
●   Está muito abafado a bordo: vamos a terra. (firme)
●   Deixei o barco e fui a terra. (firme)
●   Depois de tantos dias no mar chegamos a terra.

Qualquer outra [terra], inclusive o planeta Terra, recebe o artigo definido. Portanto, haverá crase:
●   Vou à terra dos meus avós.
●   Cheguei à terra natal.
●   Ele retornou à Terra.
●   Voltou à terra onde nascera.
●   O agricultor tem apego à terra.
●   As aves voavam rente à terra.
●   Vou à terra dos meus avós.

Não Se Acentua o [a] Antes de Casa quando esta tiver o sentido de "lar, domicílio, morada", portanto, A sua própria casa não “merece” artigo definido. Se você vem de casa ou se você ficou em casa, só pode ser a sua própria casa:
●   Chegou cedo a casa (lar).
●   Chegavam a casa (lar) quase sempre à tardinha.
●   De regresso a casa (lar) fui recebido em festa.
●   Fui a casa (lar) apanhar os documentos do carro.

Mas Atenção: Se a palavra casa vier acompanhada de adjetivo ou locução adjetiva (termo modificador), use a crase:
●   Chegou cedo à casa da patroa.
●   Fiz uma visita à casa de meus avós.
●   Fui à casa de meu colega.

Acentua-se qualquer outra casa quando esta tiver o sentido de prédio, edifício, estabelecimento comercial ou hospitalar, dinastia, ou quando se refere a qualquer instituição ou sociedade, enfim quando casa não significa lar, domicílio:
●   O presidente americano regressou à Casa Branca.
●   Chegou à casa dos sessenta esbelto.
●   Fui à Casa dos Quadros comprar um presente.

●   O príncipe pertencia à casa de Bragança. 

Fonte:Adriano da Gama Kuri, Ortografia, Pontuação, Crase.

28 de set. de 2014

4 de ago. de 2014

Centenário da Primeira Guerra Mundial.


A Primeira Guerra Mundial aconteceu entre os anos de 1914 e 1918, porém, tempos antes, principalmente entre os anos de 1870 e 1914, o mundo vivia uma grande euforia que era conhecida como Belle Époque (Bela Época). Era um período em que se experimentava um grande progresso tanto no campo econômico quanto no tecnológico. Os países ricos viviam momentos de esperança, crentes de que iriam impor seus desejos aos países mais pobres. Porem, na verdade, todo esse clima de festa estava escondendo fortes tensões que viriam a deflagrar aquela que também ficou conhecida como a Grande Guerra ou Guerra das Guerras, um dos maiores acontecimentos da história mundial.
Quanto mais os países europeus se industrializavam, maior ficava a disputa entre eles, que queriam dominar não apenas a Europa, mas modernizar sua economia se sobrepondo sobre as outras nações. Esse clima acirrado provocou uma forte tensão, pois os países industrializados disputavam os mercados consumidores mundiais e as matérias primas com todas as armas que lhes eram possíveis.

Causas: Com essa disputa acirrada pelo mercado mundial, foram surgindo os primeiros sinais de que uma grande guerra estaria vindo pela frente. Os países da Europa começaram a investir em tecnologia de guerra, engrossando as fileiras do exército. Além disso, foi desenvolvida uma política que ficou conhecida como “política de alianças”. Foram assinados acordos militares que dividiram os países europeus em dois blocos, que mais tarde dariam início a primeira Guerra Mundial. A divisão colocava de um lado a Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro, que formavam a Tríplice Aliança, e do outro a Rússia, França e Inglaterra, compondo a Tríplice Entente.
 Não podemos esquecer-nos do revanchismo que existia entre a França e a Alemanha, já que no final do século XIX durante a Guerra Franco-Prussiana o país havia perdido a região da Alsácia-Lorena para os Alemães, e agora desejavam poder retomar a região novamente.

Uma das causas que provocou a guerra propriamente dita foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, enquanto fazia uma visita a Sarajevo, região da Bósnia-Herzegovina. O criminoso era um jovem que pertencia a um grupo Sérvio (Mão Negra) que era contra a intervenção da Áustria-Hungria na região dos Bálcãs. Insatisfeito com as atitudes tomadas pela Sérvia contra o criminoso, o império austro-húngaro declarou guerra à Sérvia em 28 de julho de 1914.


A Guerra: Com a guerra tendo iniciado, alguns dos primeiros ataques aconteceram contra o continente africano e no oceano pacífico, onde haviam colônias e territórios ocupados pelos europeus. A África do Sul foi atacada pelas forças alemãs em 10 de agosto, pois as terras pertenciam ao império Britânico. A Nova Zelândia invadiu a Samoa, que pertencia à Alemanha, e a Força Naval e expedicionária Australiana desembarcou na ilha de New Pommem, que viria a se tornar futuramente a Nova Bretanha, que na época fazia parte da chamada Nova Guiné Alemã.

Coube ao Japão invadir as colônias micronésias e o porto alemão que abastecia carvão, de Qingdao, na península chinesa de Shandog.
Todos esses ataques fizeram com que em pouco tempo a Tríplice Entende tivesse dominado todos os territórios alemães no Pacífico.

No ano de 1917 os Estados Unidos decidiram entrar na guerra. Eles se posicionaram ao lado da Tríplice Entente, já que tinham acordos comerciais milionários envolvidos com países como Inglaterra e França. Esta união foi crucial para a vitória da Entente, o que acabou forçando os países derrotados a assinarem a rendição.

A partir de então foi feito o Tratado de Versalhes, que impôs aos derrotados fortes restrições, fazendo com que, por exemplo, a Alemanha reduzisse seu exército, que fosse mantido um controle sobre a indústria bélica do país, a devolução da região Alsácia-Lorena à França, além de ter que pagar os prejuízos da guerra aos países vencedores.

Consequências da Primeira Guerra Mundial

  • Centenas de Famílias destruídas e crianças órfãs (Cerca de 10 milhões de mortos)
  • Os EUA vieram a se tornar o país mais rico do mundo
  • Fragmentação do império Austro-Húngaro
  • Surgimento de alguns países (Iugoslávia) e desaparecimento de outros
  • Divisão do império turco após 200 anos de decadência
  • Aumento do desemprego na Europa

 FONTE: http://www.estudopratico.com.br/




25 de jul. de 2014

Dia 25 de julho da Mulher Negra

Dia 25 de julho: Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra

O dia 25 de julho é comemorado na América Latina como o Dia da Mulher Negra. A partir deste ano, o Brasil também celebra oficialmente a data, uma vez que a Câmara e o Senado transformaram esse dia em Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

Tereza de Benguela foi uma quilombola, líder da comunidade de Quariterê, estabelecida nas proximidades da fronteira de Mato Grosso com a Bolívia durante o século XVIII. Segundo o historiador Clóvis Moura, o quilombo foi comandado por Tereza até a década de 1770, quando foi atacado pelos moradores da capitania de Mato Grosso e destruído. Sua líder foi presa para ser escravizada. Tereza não desistiu de lutar e, diante da ameaça de cativeiro, preferiu ingerir ervas venenosas e cometer suicídio como forma de afirmação de sua liberdade.

No período em que comandou a comunidade, Tereza conseguiu garantir o desenvolvimento das atividades agrícolas e manteve a disciplina e o controle de seus habitantes. Por isso, ela é uma figura importante e bastante simbólica da luta pela afirmação das mulheres negras e também para lembrar toda resistência contra práticas discriminatórias e opressivas contra a população negra feminina.

Para conhecer mais sobre o assunto, é possível consultar o artigo de Maria Fátima Roberto Machado, “Quilombos, Cabixis e Caburés: índios e negros em Mato Grosso no século XVIII”, que traz alguns detalhes sobre Tereza e os quilombos na região: http://www.ifch.unicamp.br/ihb/Textos/GT48Fatima.pdf. A tese de Tereza Almeida Cruz também traz algumas informações interessantes sobre ela: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/96390.

O Geledés é uma organização política de mulheres negras que lutam contra o racismo e o sexismo e trabalha pela promoção das mulheres negras na sociedade brasileira. Seu portal é uma importante fonte a respeito dessas questões:http://www.geledes.org.br/.

O site História e Imagem também oferece sugestões sobre como trabalhar a questão dos afrodescendentes em sala de aula: http://www.historiaeimagem.com.br/sala-do-professor/historia-e-cultura-afrobrasileira/.

Conheça também o site História e Imagem:www.historiaeimagem.com.br.

16 de mar. de 2014

Fúria do rio Madeira em Porto Velho Rondônia.


Muito triste ver a situação da capital desse estado que acolheu gente de todo Brasil. Força Porto Velho, toda tempestade passa.


















 Fonte das fotos: Rondoniagora.

14 de mar. de 2014

14 de março dia Nacional da Poesia




CANÇÃO DE OUTONO


Perdoa-me, folha seca, 
não posso cuidar de ti.
Vim para amar neste mundo, 
e até do amor me perdi.

De que serviu tecer flores
pelas areias do chão, 
se havia gente dormindo 
sobre o própro coração?

E não pude levantá-la!
Choro pelo que não fiz.
E pela minha fraqueza
é que sou triste e infeliz.
Perdoa-me, folha seca!
Meus olhos sem força estão
velando e rogando aqueles 
que não se levantarão...

Tu és a folha de outono 
voante pelo jardim.
Deixo-te a minha saudade
- a melhor parte de mim.
Certa de que tudo é vão.
Que tudo é menos que o vento,
menos que as folhas do chão...
Cecília Meireles

8 de mar. de 2014

Mulheres da família Rocha


08 de março Dia Internacional das Mulheres


08 de março dia Internacional da Mulher!

A beleza de uma mulher não está nas roupas que ela usa, na imagem que ela carrega, ou na maneira que ela penteia os cabelos. A beleza da mulher tem que ser vista a partir dos seus olhos, porque essa é a porta para o seu coração, o lugar onde o amor reside. A beleza da mulher não está nas marcas do seu rosto. Mas a verdadeira beleza numa mulher está refletida na sua alma, está no cuidado que ela amorosamente tem (pelos outros), a paixão que ela demonstra. 
 E a beleza de uma mulher com o passar dos anos, apenas cresce! 
 Parabéns para você Mulher, nesse seu Dia Internacional da Mulher!

1 de mar. de 2014

50 museus virtuais para visitar.





Veja alguns museus.
http://canaldoensino.com.br/blog/50-museus-virtuais-para-voce-visitar