Questões de Sociologia com perguntas e respostas.
01 – Por que Augusto Comte é considerado o pai da Sociologia?
Resposta – Augusto Comte é considerado o pai da Sociologia por ter sido o primeiro a criar o termo Sociologia.
02 – Como Augusto Comte compreendia o funcionamento da Sociedade?
Resposta – Augusto Comte compreendia o funcionamento da sociedade como se fosse um organismo vivo, cujas partes desempenham funções específicas que contribuem para manter o equilíbrio do todo.
03 – O que é “fato social”, segundo o sociólogo Émile Durkheim?
Resposta – Segundo Durkheim, os fatos sociais são maneiras coletivas de agir e de pensar.
04 – Quais são as três características de um “fato social”?
Resposta – As características dos fatos sociais são: exterioridade, coercitividade e generalidade.
05 – Segundo a definição de Émile Durkheim, cite um exemplo de um fato social.
Resposta – Um fato social pode ser o modo de vestir, o modo de cortar o cabelo, a língua, a moeda, a religião entre outros.
06 – Qual é a interpretação do sociólogo Max Weber sobre a Sociologia?
Resposta – Para Weber, a Sociologia é uma ciência interpretativa e não apenas descritiva.
07 – O que é a ação social, para Max Weber?
Resposta – Para Max Weber, a ação social é uma ação entre uma ou duas pessoas que produz um significado para uma terceira pessoa.
08 – Cite a principal diferença entre “fato social” de Émile Durkheim e “ação social” de Max Weber.
Resposta – Para Émile Durkheim o fato social era exterior ao indivíduo e a ação social para Max Weber era interior ao indivíduo.
09 – Para Émile Durkheim, como pode ser alcançada a objetividade científica?
Resposta – Para Émile Durkheim, a objetividade científica pode ser alcançada se o cientista social não se envolver com os fatos estudados.
10 – Para Karl Marx a separação entre cientista social e os fatos sociais é impossível de acontecer, porque Karl Marx considera impossível essa separação?
Resposta – Para Karl Marx, o cientista social está envolvido pelos fatos sociais fatos sociais desde que nasce sendo impossível a separação.
11 – Para o cientista social Karl Marx como estava dividida a sociedade europeia industrial?
Resposta – Para Karl Marx, a sociedade europeia estava dividida entre a burguesia e os proletariados.
12 – Segundo Karl Marx, as lutas de classes, as greves e as revoluções são resultado de quê?
Resposta – As lutas de classes, as greves e as revoluções são resultado da divisão da sociedade em grupos antagônicos.
13 – Karl Marx é o fundador da Sociologia Crítica, o que é Sociologia Crítica?
Resposta – A sociologia crítica é interessada nas mudanças e rupturas no interior da sociedade.
14 – Para Max Weber, como o cientista social pode alcançar a neutralidade na sua pesquisa?
Resposta – Segundo Max Weber, o sociólogo atingiria a objetividade não tomando posição sobre o fato social e mantendo sua neutralidade.
15 – O primeiro passa para entender a Sociologia é entender seus conceitos básicos. Como ciência a Sociologia tem um duplo valor. Qual é esse duplo valor?
Resposta – A Sociologia pode aumentar o conhecimento que o ser humano tem de si mesmo e da sociedade, e a Sociologia pode contribuir para a solução dos problemas que atingem a sociedade.
16 – Como Émile Durkheim interpretava as greves, revoluções e revoltas?
Resposta – Émile Durkheim interpretava como uma anomia, que seria caracterizada pela perda de regras e normas de conduta social.
17 – Para Karl Marx, qual deveria ser a posição de um cientista social?
Resposta – Para Marx, o cientista social deveria sair em defesa dos proletariados ou das classes portadoras de transformações necessárias para uma mudança efetiva da sociedade.
18 – Qual era discordância entre Max Weber e Karl Marx?
Resposta – Max Weber discordava de Karl Marx, de que o cientista social deveria ter um compromisso com uma classe social.
19 – O que é o conceito de relação social, segundo Max Weber?
Resposta-Relação social é a ação de diversas pessoas ou agentes dotadas de sentidos mutuamente relacionados.
20 – Max Weber aponta uma diferença essencial entre as Ciências Sociais e as Ciências Naturais. Qual é essa diferença?
Resposta – A diferença para Max Weber é que o método interpretativo específico das Ciências Sociais.
21 – Cite um exemplo de ação social.
Resposta –
Um jogo de futebol, um show, um comício, uma greve de trabalhadores ou
uma reunião.
22 – Uma das características de um fato social é o poder coercitivo. O que é o poder coercitivo de um fato social?
Resposta –
O poder coercitivo dos fatos sociais, é coerção que o fato social exerce sobre
os indivíduos.
23 – O que era o método positivo de Augusto Comte?
Resposta – O método positivo era um conjunto de leis gerais que regem a sociedade.
24 – A exterioridade é uma das características de um fato social. O que é a exterioridade de um fato social?
Resposta – Um fato social é externo ao indivíduo e existe independentemente da vontade do indivíduo.
25 – A generalidade é uma das características de um fato social. O que é a generalidade de um fato social?
Resposta – O fato social é comum a todos os membros de grupo social ou para maioria do grupo social.
26 – Karl Marx desenvolve sua teoria baseado nas lutas de classe. Como Marx compreende a história da humanidade?
Resposta –
Para Karl Marx, a história da humanidade é a história das lutas de classes.
27- O que é cidadania?
Resposta - é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país. A cidadania também pode ser definida como a condição do cidadão, indivíduo que vive de acordo com um conjunto de estatutos pertencentes a uma comunidade politicamente e socialmente articulada.
28-Quais os direitos do cidadão?
Resposta - A ideia e a prática da cidadania estão incluídas em um conjunto maior, chamado de direitos humanos, que são basicamente os direitos civis (liberdade de pensamento e expressão, de religião, de ir e vir, direito a propriedade, direito a liberdade contratual, direito a justiça) etc.
29- O que significa os três estados segundo August Comte?
Resposta
- Teológica (Religião), Metafísica (Filosofia) e Positiva (Ciência)
30- O que significa Democracia?
Resposta - governo em que o povo exerce a soberania; sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições periódicas.
31- Dê a diferença entre Grupo Social e Instituição Social.
Resposta - Os grupos sociais se referem a indivíduos com objetivos comuns, em um processo de interação. Por outro lado, as instituições sociais se referem a regras e procedimentos dos diversos grupos. Por exemplo: o pai, a mãe e os filhos formam um grupo primário; as regras e os procedimentos que regulamentam essa relação fazem parte da instituição familiar.
32- Quais são os Principais tipos de Instituição?
Resposta
- Não descartando as demais, consideramos que as principais instituições
sociais são: a Família, o Estado, as instituições Educacionais, e Igreja e as
instituições Econômicas.
33- Quais são as funções Igreja ou Religião?
Resposta - Social: recuperação de vidas e famílias, orfanatos, asilos, etc. Econômica: A partir do calvinismo, a religiosidade também passou a ser vista como um meio pelo qual Deus abençoaria o fiel através do empreendedorismo, enriquecimento, emprego, fim das dívidas, etc. Moral: códigos, regras e padrões de conduta, etc. Educacional: escolas e universidades; Espiritual: temor da morte esperança de reencontrar entes queridos ou de ir para um lugar de descanso e paz, etc. Política e ideológica: O maior exemplo são os países islâmicos, cujas leis são baseadas na Sharia.
34- Diferencie:
A.) Direito Civil -
O
direito civil é o principal ramo do direito privado. Trata-se do conjunto de
normas jurídicas (regras e princípios) que regulam as relações jurídicas entre
as pessoas, sejam estas naturais ou jurídicas, que comumente encontram-se em
uma situação de equilíbrio de condições.
B.) Direito Politico
Referem-se
a um conjunto de regras constitucionalmente fixadas, referentes à participação
popular no processo político. Dizem respeito, em outras palavras, à atuação do
cidadão na vida pública de determinado país.
C.)Direitos Sociais
São
os direitos que visam garantir aos indivíduos o exercício e usufruto de
direitos fundamentais em condições de igualdade, para que tenham uma vida digna
por meio da proteção e garantias dadas pelo estado de direito.
35 - O que diz A Lei 10.639, de nove de janeiro de 2003?
Resposta - A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu no currículo de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”.
36 - Como devem ser os Direitos Humanos?
Resposta
- devem ser universais e
naturais, no sentido em que, seja no Brasil ou em qualquer país do mundo, devem
ser respeitados por serem referentes à pessoa humana na sua universalidade.
37- Quais são esses Direitos Humanos?
Resposta - Direito à vida, à liberdade, a ser tratado com dignidade (sem tortura ou crueldade), direito a uma justiça verdadeira, ou seja, são os mais básicos direitos básicos que todo ser humano deve ter, sem distinção de etnia, nacionalidade, sexo, raça, classe social, nível de instrução, cor, religião, opção sexual, ou de qualquer tipo de julgamento moral.
38 - Qual é o núcleo fundamental dos Direitos Humanos?
Resposta - É, evidentemente, o direito à vida, porque de nada adiantaria os outros direitos se não valesse o direito à vida.
39 - Os direitos do cidadão e a própria ideia de cidadania não são universais, explique essa afirmação.
Resposta - percebemos que os direitos naturais e universais são diferentes dos direitos ligados às ideias de cidadão e cidadania. Exemplo: uma criança ainda não é uma plena cidadã, no sentido de que ela não tem certos direitos do adulto, responsável pelos seus atos, nem tem deveres em relação ao Estado, nem em relação aos outros; no entanto, ela tem integralmente o conjunto dos Direitos Humanos. Responsável pelos seus atos, nem tem deveres em relação ao Estado, nem em relação aos outros; no entanto, ela tem integralmente o conjunto dos Direitos Humanos. Um doente mental não é um cidadão pleno, no sentido de que ele não é responsável pelos seus atos, portanto ele não pode ter direitos, como, por ex., o direito ao voto, o direito plena à propriedade e muito menos os deveres, mas ele continua integralmente credor dos Direitos Humanos. Outro exemplo seria o dos grupos indígenas.
40- O que é Cultura?
Resposta - Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc. Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é a capacidade de produção de cultura.
Fonte: Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário