A
História da Arte
Arte na Pré-História - Arte Rupestre -
Arte Primitiva
História da arte na pré-história, as
características da arte rupestre, pinturas em cavernas, arte primitiva dos
povos nativos, representação artística do tempo das cavernas, esculturas
primitivas, arte indígena.
Introdução
Há milhares de anos os povos antigos já
se manifestavam artisticamente. Embora ainda não conhecessem a escrita, eles
eram capazes de produzir obras de arte.
Características principais
O homem pré-histórico era capaz de se
expressar artisticamente através dos desenhos que fazia nas paredes de suas
cavernas. Suas pinturas mostravam os animais e pessoas do período em que vivia,
além de cenas de seu cotidiano. Expressava-se também através de suas esculturas
em madeira, osso e pedra. O estudo desta forma de expressão contribui com os
conhecimentos que os cientistas têm a respeito do dia a dia dos povos antigos.
Além da arte pré-histórica vista no
parágrafo acima, há um outro tipo de arte primitiva: a realizada pelos índios e
outros povos que habitavam a América antes da chegada de Cristóvão Colombo. Os
povos: maias, astecas e incas são representantes da arte pré-colombiana. A
história destes povos é contada através de sua arte (pinturas, esculturas e
templos grandiosos, construídos com pedras ou materiais preciosos).
Nos dias de hoje também é possível
encontrar arte primitiva; alguns exemplos são as máscaras para rituais,
esculturas e pinturas que são feitas pelos negros africanos. Há ainda a arte
primitiva entre os nativos da Oceania e também entre os índios americanos, que
fazem objetos da arte primitiva muito apreciada entre os povos atuais.
Locais com pinturas rupestres no Brasil:
- Parque Nacional da Serra da Capivara
em São Raimundo Nonato (Piauí)
- Parque Nacional Sete Cidades (Piauí)
- Cariris Velhos (Paraíba)
- Lagoa Santa (Minas Gerais)
- Rondonópolis (Mato Grosso)
- Peruaçu (Minas Gerais)
A arte data deste a antiguidade, quando os
homens da Pré-História, desenhavam a arte rupestre (desenhos feitos nas
cavernas). As figuras representavam a caça, mas isso não significava como o
grupo vivia, tinha um caráter mágico, fazia com o que o grupo se preparasse
para a tarefa que garantia a sobrevivência.
A palavra “arte” teve muitos
significados durante a história. Sempre houve uma pequena discussão, pois
alguns achavam que a arte era uma forma de criação, já outros, acreditavam que
era uma forma de imitação.
A arte foi se subdividindo de estilos em
estilos, tais como Barroco, Gótico,
Romântico e outros.
O surgimento do Renascimento fez com que
a arte se dividisse em conceitos: a pintura, literatura, música, escultura,
arquitetura e a arte feita com cerâmica, tapeçaria e etc.
Depois do século XIX, a arte teve como
objetivo retratar a beleza, às criações estéticas. Já no século XX, a arte
passou a se referir, principalmente, às artes plásticas.
Toda arte criada é uma consequência do
trabalho feito pelo homem. Em cada uma delas expressam a personalidade do
autor, onde mostram o período em que foram feitas, criadas e suas influências
culturais.
Muitas vezes o artista preocupa com a
beleza da sua obra, isso faz com que ele busque matérias-primas para aproximem
sua obra do mais real possível. Os artistas expressam em suas obras, todos os
seus sentimentos.
Com o tempo a arte foi se modificando.
Com isso a história da arte pode ser dividida de acordo com a divisão dos
períodos da história da humanidade. É dividida em Antiga, Medieval,
Renascentista e Moderna.
Arte
rupestre: A
arte rupestre é a primeira demonstração de arte que se tem notícia na história
humana. Seus vestígios datam de antes do desenvolvimento das grandes
civilizações e tribos, como as do Antigo Egito. Esse tipo de arte era
caracterizado por ser feito com materiais como terra vermelha, carvão, e
pigmentos amarelos (retirados também da terra). Os desenhos eram realizados em
peles de animais, cascas de árvores, e, principalmente, em paredes de cavernas.
Retratavam animais, pessoas, e até sinais. Havia cenas de caçadas, de espécies
extintas, e em diferentes regiões. Apesar do desenvolvimento primitivo,
podem-se distinguir diferentes estilos, como pontilhado (o contorno das figuras
formado por pontos espaçados) ou de contorno contínuo (com uma linha contínua
marcando o contorno das figuras). Apesar de serem vistas como malfeitas e não
civilizadas, as figuras podem ser consideradas um exemplo de sofisticação e
inovação para os recursos na época. Não existem muitos exemplos de
arte-rupestre preservada, mas com certeza o mais famoso deles é o das cavernas
de Lascaux, na França.
Características
da arte na pré-história e suas diferenças com a arte na atualidade
As características da arte na
pré-história podem ser inferidas a partir dos povos que vivem atualmente ou
viveram até recentemente na pré-história (por exemplo, os aborígenes, os
índios). Na pré-história, a arte não era algo que pudesse ser separada das
outras esferas da vida. Ela não se separava dos mitos, da economia, da
política, e essas atividades também não eram separadas entre si. Todas essas
esferas formavam um todo em que tudo tinha que ser arte, ter uma estética,
porque nada era puramente utilitário, como são hoje um abridor de latas ou uma
urna eleitoral. Tudo era ao mesmo tempo mítico, político, econômico e estético.
E todos participavam nessas coisas.
A arte como uma palavra que designa uma
esfera separada de todo o resto só surgiu quando surgiram as castas, classes e
Estados, isto é, quando todas aquelas esferas da vida se tornaram
especializações de determinadas pessoas: o governante com a política, os
camponeses com a economia, os sacerdotes com a religião e os artesãos com a
arte. Só aí é que surge a arte "pura", separada do resto da vida, e a
palavra que a designa.
Mas antes do renascimento, os artesãos
eram muito ligados à economia, muitos eram mercadores e é daí que vem a palavra
"artesanato". Então a arte ainda era raramente separável da economia
(embora na Grécia antiga, a arte tenha chegado a ter uma relativa autonomia),
por isso, a palavra "arte" era sinônimo de "técnica", ou
seja, "produzir alguma coisa" num contexto urbano. No renascimento,
alguns artesãos foram sustentados por nobres, os mecenas (os Médici, por
exemplo), apenas para que produzisse arte, uma arte realmente "pura".
Surgiu então a arte como a arte que conhecemos hoje, assim como a categoria
daqueles que passaram a ser chamados de "artistas".
Arte
na Pré-História: As
primeiras obras de arte datam do período Paleolítico. Entre as obras mais
antigas já encontradas estão pequenas estátuas humanas como, por exemplo, a
Vênus de Willendorf (aproximadamente 25000 a.C.). Os mais conhecidos conjuntos
de pinturas em cavernas ( arte rupestre ) estão em Altamira, na Espanha e datam
de 30000 a.C. a 12000 a.C.; e em Lascaux, na França de 15000 a.C. a 10000 a.C.
, onde se encontram pinturas rupestres de animais pré-históricos como: cavalos,
bisões, rinocerontes. Estas pinturas indicam rituais pré-históricos ligados à
caça. As imagens demonstram um naturalismo e evoluem da monocromia (Uma pintura
que emprega vários tons de uma mesma cor a arte feita com uma única cor, com
variação de tonalidades.) à policromia (muitas cores) entre os anos de 15000
a.C. a 9000 a.C.
Arte
Mesopotâmica:
Na região entre os rios Tigre e Eufrates desenvolveu-se a civilização. Nesta
região, sumérios, babilônios, assírios, caldeus e outros povos desenvolveram
uma arte que demonstra a religiosidade e o poder dos governantes. São touros
alados, estatuetas de olhos circulares, relevos em paredes representando
guerras e conquistas militares e animais e pictogramas representando fatos da
realidade daqueles povos.
Arte
do Egito Antigo:
As obras de arte possuíam um possui forte caráter religioso e funerário. Essas
características podem ser explicadas em função da crença que os egípcios tinham
na vida após a morte. Há representações artísticas de deuses, faraós e animais
explicadas por textos em escrita hieroglífica. As pinturas eram feitas nas
paredes das pirâmides ou em papiros. Representavam o cotidiano da nobreza ou
tratava de assuntos do cotidiano. Uma das características principais da arte
egípcia é o desenho chapado, de perfil e sem perspectiva artística.
Arte
na Grécia Antiga:
A cultura e a arte minoica desenvolveram-se na ilha grega de Creta. Nas
pinturas dos murais as cores diversificadas mostram-se fortes e vivas.
Desenhos de touros, imagens abstratas,
símbolos marinhos e animais ilustram a cerâmica.
O
período clássico da arte grega é a época de maior expressão da arte grega.
A natureza é retratada com equilíbrio e
as formas aproximam-se da realidade. A perspectiva aparece de forma intensa nas
pinturas gregas deste período. Nas esculturas de bronze e mármore, destacam-se
a harmonia e a realidade. Os principais escultores são Mirón, Policleto,
Fídias, Praxíteles. A arquitetura e a ornamentação de templos religiosos, como
o Parthenon, a acrópole de Atenas e o templo de Zeus na cidade de Olímpia
mostram força e características expressivas.
No
período helenístico, ocorre a fusão entre as artes grega e oriental.
A arte grega assume aspectos da
realidade, fruto do domínio persa. Nas esculturas verifica-se dramaticidade e
as formas decorativas em excesso.
Entre as obras mais representativas
deste período estão: Vitória da Samotrácia, Vênus de Milo e o templo de Zeus,
em na cidade de Pérgamo.
Arte
Romana do Ocidente e do Oriente ( Arte Bizantina )
Com forte influência dos etruscos, a
arte romana antiga seguiu os modelos e elementos artísticos e culturais dos
gregos e chega a "copiar" estátuas clássicas. É a época da construção
de monumentos públicos em homenagem aos imperadores romanos. A pintura mural
recorre ao efeito tridimensional. Os afrescos da cidade de Pompéia (soterrada
pelo vulcão Vesúvio em I a.C.) são representativos deste período. No Império
Romano do Oriente ( Império Bizantino ) com capital em Constantinopla (antiga
Bizâncio), aparece a arte bizantina, sob forte influência da Grécia . Podemos
destacar as pinturas murais, os manuscritos, os ícones religiosos e os mosaicos
de cores fortes e brilhantes, carregados de profundo caráter religioso.
Arte
Renascentista - O Renascimento Cultural (séculos XV e XVI)
Os elementos artísticos da Antiguidade
clássica voltam a servir de referência cultural e artística. O humanismo coloca
o homem como centro do universo (antropocentrismo). São características desta
época: uso da técnica de perspectiva usa de conhecimentos científicos e
matemáticos para reproduzir a natureza com fidelidade. Na pintura, novas
técnicas passam a ser utilizadas: uso da tinta a óleo, por exemplo, buscava
aumentar a ilusão de realidade. A escultura renascentista é marcada pela
expressividade e pelo naturalismo. A xilogravura passa a ser muito utilizada
nesta época. Entre as pinturas destacam-se: O Casal Arnolfini, de Jan van Eyck;
A Alegoria da Primavera, de Sandro Boticcelli; A Virgem dos Rochedos, Moraliza
e A Última Ceia de Leonardo da Vinci; A Escola de Atenas, de Rafael Sanzio; o
teto da Capela Sistina e a escultura Davi de Michelangelo Buonarotti.
Maneirismo
(século XVI): Ao
romper com as referências clássicas de idealização da beleza, o maneirismo
diferencia-se por suas imagens distorcidas e alongadas. A natureza é
representada de forma distorcida e realista, sendo que as figuras bizarras
aparecem com frequência. Obras mais importante do maneirismo: O Juízo Final, de
Michelangelo; A Crucificação, de Tintoretto; e O Enterro do Conde de Orgaz, de
El Greco.
Barroco:
arte barroca (1600 a 1750): Ao destacar a cor e não o formato do desenho. As técnicas
utilizadas dão um sentido de movimento ao desenho. Os efeitos de luz e sombra
são utilizados constantemente como um recurso para dar vida e realidade à obra.
Os temas que mais aparecem são: a paisagem, a natureza-morta e cenas da vida
cotidiana. Obras barrocas mais conhecidas: A Ceia em Emaús, de Caravaggio; A
Descida da Cruz, de Peter Paul Rubens; A Ronda Noturna, de Rembrandt; O Êxtase
de Santa Teresa, de Gian Lorenzo Bernini; As Meninas, de Diego Velásquez; e
Vista de Delft, de Jan Vermeer.
Rococó
(1730 a 1800): O
estilo rococó é marcado por pinturas com tons claros, com linhas curvas e
arabescos. O estilo é bem decorativo e a sensualidade aparece em destaque. Os
afrescos ganham importância e são utilizados na decoração de ambientes
interiores. Artistas mais importantes do rococó: Jean-Antoine Watteau, Giovanni
Battista Tiepolo, François Boucher e Jean-Honoré Fragonard.
Neoclassicismo (1750 a 1820): Os
elementos e valores da arte clássica (grega e romana ) são resgatadas.. Há uma
incidência maior do desenho e da linha sobre a cor. O heroísmo e o civismo são
temas muito explorados neste período. Principais obras: Perseu com a Cabeça da
Medusa, de Antonio Canova; O Parnaso, de Anton Raphael Mengs; O Juramento dos
Horácios e A Morte de Sócrates, de Jacques-Louis David; e A Banhista de
Valpinçon, de Jean-Auguste-Dominique Ingres.
Romantismo
nas artes plásticas (De 1790 a 1850):Subjetividade e introspecção,
sentimentos e sensações são características deste período. A literatura
romântica, os elementos da natureza e o passado são retratados de forma intensa
no romantismo. São representantes desta época o artista Francisco de Goya y
Lucientes. Algumas de suas principais pinturas são: A Família de Carlos IV, O
Colosso e Os Fuzilamentos do Três de Maio de 1808. Outras obras românticas: A
Balsa da Medusa, de Théodore Géricault; A Carroça de Feno, de John Constable; A
Morte de Sardanapalo, de Eugène Delacroix; e O Combatente Téméraire, de Joseph
William Turner.
Realismo
(De 1848 a 1875): O
realismo destaca a realidade física através da objetividade científica e crua.
Estas obras são inspiradas pela vida cotidiana e pela paisagem natural.
Aparecem fortes críticas sociais e elementos do erotismo, provocando criticas
dos setores conservadores da sociedade européia do século XIX. Principais
pinturas: Enterro em Ornans, de Gustave Courbet; Vagão de Terceira Classe, de
Honoré Daumier; e Almoço na Relva, de Édouard Manet.
Impressionismo
(De 1880 a 1900): Através
da luz e da cor os artistas do impressionismo buscam atingir a realidade. As
obras são feitas ao ar livre para aproveitar a luz natural. Obras mais
conhecida: Impressão, Nascer do Sol, de Claude Monet, A Aula de Dança, de
Edgard Degas; e O Almoço dos Remadores, de Auguste Renoir.
Pós-impressionismo: É o período
marcado pelas experimentações individuais. Os artistas buscam a realidade e
imitam a natureza, utilizando recursos de luz e cor. O cromatismo é muito utilizado.
As cores mais intensas são exploradas por Vincent Van Gogh com pinceladas
fortes e explosivas, como em Noite Estrelada. Henri de Toulouse-Lautrec usa a
técnica da litogravura.
Expressionismo:
Artistas
plásticos de diferentes períodos são considerados precursores do, entre eles
Goya, Van Gogh, Gauguin e James Ensor. O expressionismo pode ser considerado
como uma postura assumida em diversas formas de manifestação artística durante
o século XX. Vários artistas desta trabalham nessa linha, sem ligar-se a
movimentos ou a grupos. Podemos citar alguns: Edward Munch, Emil Nolde, Amedeo
Modigliani, Oskar Kokoschka, Egon Schiele, Chaim Soutine, Alberto Giacometti e
Francis Bacon.
Cubismo
( De 1908 a 1915 ): Este
estilo rompeu com os elementos artísticos tradicionais ao apresentar diversos
pontos de vista em uma mesma obra de arte. As formas geométricas são utilizadas
muitas vezes para representar figuras humanas. Recortes de jornais, revistas e
fotos são recursos utilizados neste período. São obras representativas desta
época: Les Demoiselles d'Avignon, de Pablo Picasso, e Casas em L'Estaque, de
Georges Braque.
Dadaísmo
(Décadas de 1910 a 1920): Revolucionário, anárquico e anticapitalista, o
dadaísmo, prega o absurdo, o sarcasmo, a sátira crítica e o uso de diversas
linguagens, como pintura, poesia, escultura, fotografia e teatro. Destacam-se
os artistas: Hugo Ball, Hans Arp, Francis Picabia, Marcel Duchamp, Max Ernst,
Kurt Schwitters, George Grosz e Man Ray.
Arte
Surrealista (Década de 1920): Os artistas exploram o inconsciente e as
imagens que não são controladas pela razão. O surrealismo usa associações
irreais, bizarras e provocativas. O rompimento com as noções tradicionais da
perspectiva e da proporcionalidade resulta em imagens estranhas e fora da realidade.
Obras: Auto-Retrato com Sete Dedos, de Marc Chagall; O Carnaval do Arlequim, de
Joan Miró; A Persistência da Memória, de Salvador Dalí; A Traição das Imagens,
de René Magritte; e Uma Semana de Bondade, de Max Ernst, são algumas das obras
mais representativas.
Pop
Art.(Década de 1950): As histórias em quadrinhos e a mídia visual e
impressa são os elementos de referência da pop art. Humor e crítica ao
consumismo são constantes nas obras de pop art. Artistas mais conhecidos: Richard Hamilton, Allen Jones, Robert
Rauschenberg, Jasper Johns, Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Tom Wesselman, Jim
Dine, David Hockney e Claes Oldenburg.
Arte
Conceitual (Década de 1960): Textos, imagens e objetos são as
referências artísticas deste tipo de arte. A obra deve ser valorizada por si
só. Um dos meios preferidos dos artistas conceituais é a instalação, ou seja,
um espaço de interação entre a obra e o espectador. Até mesmo a televisão e o
vídeo são usados nas instalações. Destacam-se os seguintes artistas: Joseph
Beuys, Joseph Kosuth, Daniel Buren, Sol Le-Witt e Marcel Broodthaers, Nam June
Paik, Vito Acconci, Bill Viola, Bruce Naumann, Gary Hill, Bruce Yonemoto e
William Wegman.
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