6 de set. de 2012

7 de setembro 90 anos da primeira transmissão radiofônica no Brasil.

O feriado de 7 de setembro, na próxima sexta-feira, além de celebrar a Independência, marcará também outra data especial: os 90 anos da primeira transmissão radiofônica no Brasil. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que faz a gestão da TV Brasil e das Rádios Nacional e MEC, preparou um programa multiplataforma (TV, Web e Rádios) para contar detalhes desse acontecimento e homenagear a história da Comunicação no país.

A primeira radiotransmissão: Sete de setembro de 1922. O Rio de Janeiro era a capital da República e festejava o Centenário da Independência do Brasil. A cidade também abrigava uma grande feira internacional, que trouxe ao país empresários americanos para difundir a tecnologia de radiodifusão. No Brasil, quase ninguém tinha ouvido falar no rádio. Apenas algumas tentativas informais já haviam sido feitas.
Foi então que, para testar o novo meio, os americanos instalaram uma antena no pico do morro do Corcovado. E, pela primeira vez, um estúdio oficial foi montado no pavilhão norte-americano, na Praia Vermelha. Essa transmissão veiculou o discurso do então presidente da República, o paraibano nascido em Umbuzeiro, Epitácio Pessoa, que chegou ao público por intermédio de um sistema de alto-falantes, além de ser captado em Niterói, Petrópolis, na serra fluminense e em São Paulo.

Fonte: http://tvbrasil.ebc.com.br

Nenhum comentário: