20 de nov. de 2010

20 de Novembro "Dia da Consciência Negra"

Total de negros em empresas aumenta, mas se mantém baixo em cargos de direção

*Da redação

A proporção de negros no quadro funcional nas 500 maiores empresas do Brasil cresceu de 25,1% para 31,1% entre 2007 e 2010, segundo uma pesquisa do Instituto Ethos de Responsabilidade Social divulgada na última quinta-feira (11/11). Apesar disso, eles ainda ocupam apenas 5,3% dos cargos de executivos.

Além deles, o alto escalão das empresas é formato por 13,2% de gerentes negros e por 25,6% de supervisores. “A proporção de negros é progressivamente menor nos níveis hierárquicos mais elevados”, o que configura um “afunilamento”, segundo o estudo, intitulado Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas e suas Ações Afirmativas – 2010.

Apesar disso, os negros formam 46,5% da população economicamente ativa (PEA) do país e 45% das pessoas ocupadas em 2008, segundo a pesquisa, lançada às vésperas do Dia da Consciência Negra, comemorado no próximo sábado (20/11).

Os negros, grupo formado por pretos e pardos, segundo a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representavam 51,1% da população brasileira em 2009, o equivalente a 98 milhões de pessoas. Os brancos são 48.2% dos brasileiros, ou 92,5 milhões de indivíduos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2009, usada no estudo.

Para o presidente do Instituto Ethos, Jorge Abrahão, a desigualdade entre brancos e negros no universo corporativo deve-se a “uma forte questão cultural arraigada na sociedade e à falta de políticas de diversidade nas empresas”, como afirmou em entrevista à agência Afropress.

O estudo foi realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e contabilizou respostas de 620 mil empregados e 109 empresas, que registram faturamento anual entre R$ 1 bilhão e R$ 3 bilhões. Foram enviados questionários para as 500 maiores empresas do país, mas apenas as 109 contabilizadas responderam.

Mulheres

O abismo de desigualdade é maior entre as mulheres negras: embora representem a maioria da população brasileira, elas são apenas 9,3% do quadro funcional das empresas e 0,5% dos executivos. Em números absolutos, são seis executivas negras (todas pardas) nas 109 empresas avaliadas.

"Existe uma certa acomodação, evita-se apostar no novo, criar políticas de diversidade", constatou Abrahão. “A presença da mulher negra em posições executivas é de 0,5%, dado assustador”.

As mulheres negras representam uma parcela de 50,1% do total de mulheres brasileiras e correspondem a um contingente de 25,6% de toda a população.

*Com informações da agência de notícias Afropress e da pesquisa "Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas e suas Ações Afirmativas - 2010".

7 de nov. de 2010

Momentos

Há momentos na nossa vida,

em que o nosso olhar se perde

no vazio, à procura do horizonte,

do infinito... Momentos calados,

discretos, alegres ou tristes...

Discretos, tirados do fundo do

coração e transportados para

o fundo de nossos pensamentos...

Momentos escondidos que não

se quer contar ou não se quer

pensar... Momentos que gostaríamos

de viver mil vezes... Mas quando

todos estes momentos forem

passados, ficarão para sempre

nestes versos lembrados..

842564